Como deve ser a recepcao de documentos?

– Preparar a ficha de protocolo, preferencialmente em duas vias, e anexar a segunda via da ficha ao documento; – Arquivar as fichas de protocolo; – Acompanhar o trâmite de cada documento e verificar prazos, status e pendências.

O que é recepção de documentos?

Esta atividade consiste em efetuar a entrega dos documentos, processos e correspondências aos destinatários; exercer o controle de movimentação dos documentos e prestar informação sobre sua localização.

Qual a importância do protocolo no recebimento movimentação e retirada de documentos dentro de uma empresa?

Com a função de controlar a movimentação (entrada e saída) de documentos, o protocolo estabelece um padrão para catalogar, arquivar e encaminhar todos os arquivos sob responsabilidade da empresa.

Como funciona na empresa onde você trabalha o protocolo de documentos?

Por meio de um sistema de protocolo, a empresa poderá solicitar informações sobre o documento. É somente ligar para a organização que o entregou para obter acesso aos dados que necessita.

O que é protocolo e recepção de documentos?

“O protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental (local por onde passa os documentos no órgão/instituição) viabilizado a sua recuperação e o acesso a informação”. …

Como deve ser realizado o recebimento e expedição de documentos?

Expedição de documentos: Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. Também deve numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, pois as cópias são o acompanhamento da tramitação do documento na empresa e serão encaminhadas ao arquivo. As originais são expedidas para seus destinatários.

O que é o protocolo de documento?

Na Administração Pública os documentos em papel, oriundos de órgãos externos e cidadãos, são recebidos e protocolizados. O protocolo é um serviço que recebe, registra, classifica, distribui, controla a tramitação e a expedição desses documentos. O protocolo representa o início das atividades da gestão de documentos.

Por que é necessário na entrega de um documento solicitar um protocolo?

Caso você precise reter o documento por qualquer motivo, é importantíssimo que você tenha um protocolo de entrega do documentos assinado pelo seu cliente. Este termo é a prova de que você devolveu a documentação e evita que problemas futuros.

Qual a importância do arquivo e protocolo?

O protocolo demarca o início da gestão documental, no âmbito administrativo, de forma a garantir o cumprimento legal das ações para as quais os documentos foram produzidos.

Como funciona o protocolo de documentos?

Na Administração Pública os documentos em papel, oriundos de órgãos externos e cidadãos, são recebidos e protocolizados. O protocolo é um serviço que recebe, registra, classifica, distribui, controla a tramitação e a expedição desses documentos.

O que quer dizer protocolar um documento?

Significado de Protocolado adjetivo Registrado em protocolo; que se registrou como ato oficial, geralmente em repartição pública ou órgão governamental competente. Que contém o registro com o número e dada em que um processo foi catalogado ou registrado.

O que é um documento protocolo?

O protocolo trata-se do registro e controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.

¿Qué es la recepción de documentos?

Función de la Recepción de Documentos. En este sentido, entonces, el Proceso de Recepción de Documentos estaría básicamente dirigido a dotar al personal a cargo de la metodología necesaria para recibir, clasificar y dar curso correcto a los distintos documentos y correspondencias, que una empresa o institución recibe en el ejercicio de sus

¿Cuáles son los requisitos para la recepción de documentos oficiales?

En este sentido, en la recepción de documentos oficiales deberá cumplirse siempre con tres requisitos complementarios: Los envíos de documentos que se hacen al Departamento de Archivo General de forma tradicional, …ver más…

¿Cómo dirigirse al área de recepción de documentos?

Si el documento o correspondencia fue enviado, de forma física, directamente a la institución, el personal encargado del Área de Recepción de Documentos debe entonces dirigirse al sobre o paquete a fin de chequear que éste se encuentre debidamente identificado, y que de forma visible presente los siguientes datos:

¿Cuál es el protocolo de recepción de documentos?

La situación se agrava cuando los archivos fueron perdidos o extraviados. Aquí hace falta un protocolo de recepción de documentos para organizar la papelería. Con la función de controlar el movimiento (entrada y salida) de documentos, el protocolo establece un patrón para catalogar, guardar y encaminar todos los archivos de la empresa.