Como calcular um desconto por dentro?

Desconto Racional ou Por Dentro Esta última fórmula permite calcular o VALOR DESCONTADO racional simples do título (Va) a partir do seu VALOR DE FACE (N), da taxa de desconto (i) e do número de períodos de antecipação (n). E para calcular o desconto racional simples, basta fazer D = N – Va. Vejamos um exemplo concreto.

Como calcular o desconto racional?

Se o valor atual corresponde ao capital e o valor nominal, ao montante, o desconto racional utiliza a mesma fórmula de juros simples: M = C × i × n.

O que é valor racional?

O desconto simples racional também denominado de desconto real (verdadeiro) ou desconto por dentro, é o mesmo que um juro produzido pelo valor inicial. Porém, este valor é a diferença entre o Valor Nominal que é o valor teórico ideal de um titulo, e o Valor atual que é o valor real que esse título possui.

Como saber se o desconto é racional ou comercial?

O desconto comercial, que também chamado “desconto por fora” ou “desconto comercial simples”, difere do desconto racional principalmente por que se trata de uma taxa aplicada ao valor nominal do título. Em seu cálculo, não ocorre uma descapitalização, como no caso do desconto racional.

Como calcular o desconto por fora?

Este modelo consiste em calcular o Valor Presente descontando do Valor Futuro (Valor de Face) uma parcela igual ao produto do Valor Futuro pela “taxa de juros” e pelo número de períodos até o vencimento do título negociado.

Qual a diferença de desconto por dentro e por fora?

A chamada operação de desconto normalmente é realizada quando se conhece o valor futuro de um título (valor nominal, valor de face ou valor de resgate) e se quer determinar o seu valor atual. O desconto é dividido em: a) Desconto Racional (por dentro). b) Desconto Comercial (por fora).

O que é um desconto racional?

O desconto simples racional (Dr) também chamado de desconto por dentro ou desconto real é equivalente ao juro produzido pelo valor atual do título numa taxa fixada e durante o tempo correspondente.

Qual a diferença entre desconto bancário e racional?

Então, quando falamos de Desconto Bancário, estamos falando de juros compostos. Agora, se falarmos de Desconto Racional é o contrário disso. Logo, falamos de juros simples. Basicamente, esta é a grande diferença entre estes dois descontos.

O que é taxa de desconto por fora?

Ou Desconto “por fora”. É o valor que se obtém pelo cálculo do juro simples sobre o valor nominal do compromisso que seja saldado em n períodos antes do seu vencimento.

O cálculo do desconto racional é feito sobre o valor atual ou presente do título. No Brasil, o desconto racional simples não é muito praticado, pois esta modalidade é desfavorável para aquele que possui os recursos financeiros e terá de conceder um desconto em função de uma negociação.

Qual o valor do desconto?

D r {displaystyle D_ {r}} Desconto realizado sobre o título A o u V P {displaystyle A_ { ou }VP} Valor atual ou valor real de um título N o u V F {displaystyle N_ { ou }VF} Valor nominal ou valor teórico ideal de i {displaystyle i} Taxa de desconto n {displaystyle n} Número de períodos para o desconto

Como calcular o desconto por dentro?

O desconto simples racional é o chamado de desconto por dentro, ou desconto real. O valor do desconto é equivalente aos juros produzidos pelo valor atual do título, a uma taxa de juros e tempo correspondentes ao desconto. Calcular o desconto por dentro é muito simples.

Por que o desconto em contabilidade?

Introdução: Em contabilidade, chama-se desconto a operação bancária de entrega do valor de um título ao seu detentor, antes do prazo do vencimento, e mediante o pagamento de determinada quantia por parte deste.