Qual objetivo de fornecer silagem de capim aos animais?

O principal objetivo da ensilagem é preservar o máximo de nutrientes do capim natural na sua forma conservada, e isso é alcançado graças ao processo de fermentação. Após cerca de 30 dias, a silagem está pronta para ser consumida pelo rebanho, mas tem durabilidade de 18 a 24 meses quando ensacada.

Qual o principal problema encontrado na ensilagem da cultura de capins tropicais?

A produção de silagem de capins tropicais apresenta algumas desvantagens, como o alto teor de umidade, além de exigir condição de anaerobiose na sua estocagem. O crescimento não controlado de microrganismos, provocando aquecimento na massa ensilada, pode causar perdas nutricionais e afetar a saúde dos animais.

O que é amonização de capim?

A amonização de forragens têm sido utilizada com o intuito de conservar forragens com alto teor de umidade, como silagens, e também para a melhoria do valor nutritivo de volumosos em geral por meio do fornecimento de nitrogênio não protéico, pela redução na fração da fibra em detergente neutro (FDN) e pelo aumento na …

Quais as propriedades ideais da planta para a ensilagem?

As características fundamentais de uma planta forrageira para ensilagem são: teor de MS (33 – 45%), alto teor de carboidratos solúveis (6 – 8% na MS), baixo poder de tampão (resistência do meio a mudanças de pH) e produtividade da planta .

O que é silagem e quais são seus objetivos?

A silagem é uma das formas de alimentação do gado, seja de corte ou de leite. As pastagens são a base da alimentação dos ruminantes, fornecendo a fibra fundamental para o bom funcionamento do trato gastrintestinal. Constituem as opções de alimentação de menor custo e que dependem de menos mão de obra.

Quais os benefícios da silagem?

A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.

Quais são os capins tropicais?

O Brasil possui diversas espécies de capins tropicais que podem ser ensiladas as quais: Pennisetum purpureum (Capim-Elefante), Panicum maximum (Mombaça, Tanzânia, Massai, Quênia, Zuri, Quênia, Tamani), Brachiaria brizantha (Marandu, Piatã, Xaraés, Paiaguás, Ipyporã), Brachiaria decumbens (Basilisk) e as cultivares do …

Quais os principais capins que podemos utilizar para ensilagem?

Tipos de Capim para Silagem Com relação ao capim para silagem a ser utilizado, os preferidos são os mais produtivos, como a Mombaça, Tanzânia, o BRS Zuri e o capim “Vaquero”.

O que é amonização?

Resumo: Amonização, ou amonização, e o processo de se adicionar amônia as palhadas, retos de cultivos ou forragens muito fibrosas, que vão servir de alimento para os ruminantes nos períodos críticos de escassez de forragens, a amonização permite transformar, a um baixo custo unitário, um material de baixa qualidade em …

O que é a Nitratação?

1. Nitratação. A nitrificação é um processo químico-biológico de formação de nitrito no solo pela ação conjunta de bactérias quimiossintetizantes nitrificantes, pela ação de conversão da amônia em nitrato, ocorrendo em duas etapas.

Quais as forrageiras mais indicadas para ensilar?

Forrageiras para ensilagem O milho é a cultura mais indicada para locais de solos mais férteis e clima mais favorável e com alta tecnologia, enquanto que o sorgo, que contém 80% a 90% do valor energético do milho, tem sido indicado para locais de solos pobres, sujeitos a veranicos ou próximos de centros urbanos.

O que é silagem para que serve?